Avenida Paulista (parte 1/2)

Seja bem vindo (a) ao UMA OUTRA SAMPA!

Hoje falarei de um lugar que é um dos cartões postais de SAMPA, a Avenida Paulista.
Para chegar é muito simples, você pode descer nas estações de metrô Brigadeiro, Trianon-Masp ou Consolação, ambas estão na linha verde.
Palco de protestos, esta avenida sempre é utilizada quando o povo quer reivindicar seus direitos.
A "Paulista" como nós a chamamos, é o centro financeiro da capital e também um dos locais com a maior diversificação de bancos, colégios tradicionais, faculdades, pontos culturais, consulados, entre outros...
Sua criação foi no século XIX e contava com 3 faixas de trânsito, uma para bondes, outra para carruagens e a ultima para cavaleiros. Esta avenida já foi chamada de "Rua Real Grandeza", "Avenida Carlos de Campos" e por fim, "Avenida Paulista" que foi uma homenagem ao povo de Sampa.
Nesta época os palacetes davam um charme ao local, e foi a primeira avenida de São Paulo a ser asfaltada pouco antes de 1910.
Atualmente existem diversos pontos interessantes, como o Masp, Casa das Rosas, Itau Cultural, Parque Trianon, entre outros, mas que não irei falar hoje, em uma próxima oportunidade iremos conhecê-los para não tornar esta matéria muito extensa.
Lembrando que no final do ano vou fazer um especial sobre a decoração natalina que embeleza a avenida todos os anos.

 Praça do Ciclista.

 Horta do Ciclista.

A praça do ciclista que fica próxima a estação Consolação do Metrô é um ponto que não chama muita a atenção, exceto quando ocorre algum passeio ciclístico pela avenida, e isso torna muito interessante aquela pequena praça, com milhares de ciclistas amontoados se organizando para pedalar por esta metrópole que todos nós amamos.

Igreja contrastando com a estrutura de vidro de um prédio.

Neste dia fui com meu amigo Felipe Yassaka, um dos que mais visita os lugares comigo, conforme ele disse: "Vou aproveitar minhas férias para conhecer minha cidade!". Eu explicava a história da "Paulista" para ele quando nos deparamos com um artista que chamou  nossa atenção, ele parecia estar em outro mundo, um mundo onde ele não ouvia as pessoas, carros, o caos, nada. Ele estava fazendo parte do desenho, pintando como se fosse o quadro mais importante da sua vida! Chamei ele e perguntei se poderíamos conversar um pouco, expliquei sobre o blog e ele aceitou.
Ele é chamado de Ioga (Ioga Lirio Forster), um carioca que trabalha com pintura a mais de 8 anos e que ficaria apenas um tempo em Sampa para mostrar sua arte, e cá entre nós? O cara é bom!
Perguntei sobre o que a pintura significa pra ele, e as suas palavras foram:
"O propósito da arte é despertar o divino nas pessoas, nós temos que nos relacionar com a pureza das coisas, a magia da pintura, o desapego com o mundo e os bens materiais...", eu tenho que admitir, não consegui anotar tudo por que ele falava com uma vontade tão grande sobre um mundo diferente que eu parei de anotar só pra ouvir ele falar. E tenho que confessar, até eu me imaginei num lugar diferente.
Ele mostrou uma coisa que não vemos no dia a dia, o lado humano das pessoas.
Parabéns Ioga, tanto por seu talento quanto por seu ideal!

 Ioga e sua arte.

 Ioga e sua arte.

 Ioga e sua arte.

Depois de batermos um papo com ele e ficarmos de boca aberta com os ideias de um mundo melhor que ele tem, nós tem fomos almoçar em frente ao Parque Trianon numa feira, já era tarde e o estômago roncava.
Fomos comer um burrito e quando olhei pra o outro lado da barraca de comida mexicana fiquei sem reação, eram eles: Lee Ranaldo, Thurston Moore e Steve Shelley, sim, os caras do Sonic Youth!
Mas não tirei foto, poucos tinham reconhecido eles e não quis estragar o almoço deles com um ataque neurótico de fã... :)

Hermano, ¿dónde está la pimienta?

Na próxima sexta continuarei a matéria sobre a Paulista. Aguardem!

Leia, Comente, Compartilhe cultura, este é um bem imaterial que será seu para sempre!
Aqui nós vamos conhecer UMA OUTRA SAMPA!

Erik Grapeia.

2 comentários:

  1. Legal,mas o nome do artista é Ioga Lirio Forster.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica! Eu acabei escrevendo com "Y" e vou arrumar.

      Excluir